A importância das ações de Assistência Social para o desenvolvimento de pessoa com Deficiência Intelectual ?

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual é marcada por diversas atividades que reafirmam principalmente as conquistas e os desafios das pessoas com deficiência, tendo em vista a defesa e a garantia de direitos.

Nesse sentido, é importante destacar que as ações realizadas no eixo da Assistência Social são extremamente relevantes para contribuir para o fortalecimento de vínculos e para a integração da pessoa com deficiência intelectual.

Entre elas, ressaltamos a atividade em grupo realizada no dia 23/08/2017, que teve como principal objetivo dialogar com os usuários, suas famílias e profissionais da APAE-BH sobre os direitos, necessidades e realizações da Pessoa com Deficiência Intelectual.

A atividade reuniu cerca de 100 pessoas e proporcionou maior interação entre os usuários, seus familiares e os profissionais. Foram apresentados trabalhos desenvolvidos com os usuários dos diversos programas da APAE-BH abordando o tema da Semana, como cartazes, história em quadrinhos e a compreensão das PCD sobre o tema. Durante a discussão com a plateia, familiares e usuários falaram sobre situações de sucesso e dificuldades relacionados aos direitos das pessoas com deficiência.

A Sra. Adriana Mara, mãe da Fernanda, usuária do Programa Trabalho, Emprego e Renda, relatou a falta de conhecimento das empresas de entretenimento como cinemas e shows, que não respeitam a meia entrada para a PCD e o acompanhante. Para amenizar esse tipo de caso, ela indica que o responsável tenha sempre o número ou o xerox da legislação para garantir o exercício desse direito.

Um depoimento de realização foi do autodefensor da entidade, João Pedro, que relatou a experiência de ser aprovado para trabalhar na multinacional Vale, na área de administração. A verdadeira inclusão no mundo do trabalho formal é um grande avanço na história de luta das pessoas com deficiência. A professora do EJA anos finais, Jaqueline, ressaltou a evolução dos alunos na área pedagógica.

Cabe destacar a importância da participação e apoio das famílias dos usuários e, ainda, o alinhamento de suas ações com os profissionais, uma vez que promover o diálogo e a interação dos atores envolvidos propicia e facilita o desenvolvimento e o fortalecimento dos vínculos.