Como Trabalhar com Alunos com Deficiência Intelectual

Dicas Incríveis para Adaptar Atividades!

Deficiência intelectual, também conhecida como retardo mental, ou deficiência mental (embora esses 2 últimos termos estejam em desuso atualmente) está relacionada com dificuldade de raciocínio e compreensão.

No geral, crianças com deficiência intelectual apresentam raciocínio e compreensão abaixo da média em relação a outras crianças da mesma idade. Isso exige do professor um esforço e dedicação complementar, adicionado de estratégias de ensino altamente eficientes.

Mas antes de começar a falar em como trabalhar com alunos com deficiência intelectual, fazer a adaptação de atividades, criar atividades lúdicas para deficientes intelectuais e elaborar planos de aulas adaptados, vamos rever o conceito de deficiência intelectual, através de uma perspectiva médica.

No geral, crianças com deficiência intelectual apresentam raciocínio e compreensão abaixo da média em relação a outras crianças da mesma idade. Isso exige do professor um esforço e dedicação complementar, adicionado de estratégias de ensino altamente eficientes.

Mas antes de começar a falar em como trabalhar com alunos com deficiência intelectual, fazer a adaptação de atividades, criar atividades lúdicas para deficientes intelectuais e elaborar planos de aulas adaptados, vamos rever o conceito de deficiência intelectual, através de uma perspectiva médica.

Alunos com deficiência intelectual na escola

Nos últimos anos as matrículas de alunos com deficiência nas escolas tem aumentado exponencialmente. Isso quer dizer que, a questão não é se você vai ter uma aluno com deficiência na sua sala de aula, mas quando.

Se você ainda não teve contato com alunos com necessidades educacionais especiais e isso te assusta, não se sinta uma pessoa má. Infelizmente nossa geração foi criada com uma série de preconceitos e estigmas que nos impedem de ver a realidade como ela é, de fato.

A realidade é que essas crianças, as com deficiência, são como qualquer outra criança, querem brincar, falar, abraçar, ouvir histórias, fazer amigos… mas que, como qualquer outra criança, apresentam dificuldades escolares e possuem seus próprios desafios. Esses desafios e dificuldades podem ser decorrentes da própria deficiência em si, ou ainda das limitações e privações causadas pela deficiência ou por crenças limitantes da família da criança em relação a suas possibilidades.