Autor: Kamila Verde

Card Image

🖼️ Explorando a História com Sensibilidade: Uma Tarde Memorável no Museu Solar dos Melos de Macaé

No dia 04 de julho de 2023, uma tarde repleta de significado e descobertas aguardava os valiosos membros da nossa comunidade de atendimento a pessoas com deficiência. Com o espírito de inclusão e curiosidade, embarcamos em uma jornada inesquecível ao Museu Solar dos Melos de Macaé, onde a história e a cultura se entrelaçam de maneira inspiradora.

Foi uma experiência que transcendeu os limites físicos e abriu as portas para um mundo de aprendizado acessível a todos os sentidos. A equipe do museu, cuidadosamente treinada e sensibilizada para a diversidade, acolheu nossos visitantes com calorosas boas-vindas, prontos para tornar essa experiência única e inesquecível.

A jornada começou com passos curiosos e olhares atentos enquanto explorávamos os corredores do Solar dos Melos. A arquitetura elegante e os detalhes meticulosamente preservados nos transportaram a séculos passados, permitindo-nos vislumbrar o passado com um novo entendimento. Cada sala era um portal para uma era distante, trazendo à vida histórias, memórias e tradições que moldaram a identidade de Macaé.

Nossa equipe dedicada e voluntários experientes estavam presentes a cada passo, garantindo que cada pessoa pudesse absorver a riqueza cultural de maneira confortável e acessível. Descrições vívidas e cuidadosamente escolhidas, permitiram que todos mergulhassem no contexto histórico de forma envolvente. Cada detalhe foi pensado para criar uma experiência enriquecedora para todos os sentidos.

Teve até a história do Bumba-Meu-Boi contada pela professora e contadora de histórias Tia Ro! As expressões de admiração, sorrisos e toques exploratórios refletiam o encanto compartilhado por todos. A alegria de aprender, a conexão com o passado e a sensação de pertencimento permearam a atmosfera enquanto compartilhávamos esse momento de descoberta e conexão.

Nossa visita ao Museu Solar dos Melos não foi apenas uma exploração do passado, mas também uma celebração da diversidade e inclusão que enriquece nossas vidas. O encontro de duas realidades distintas - a história e a jornada pessoal de cada indivíduo - resultou em uma sinfonia harmoniosa de entendimento mútuo e empatia.

Agradecemos profundamente à equipe do Museu Solar dos Melos por abrir suas portas e corações para nós, permitindo que compartilhássemos essa experiência enriquecedora. Continuaremos buscando parcerias e oportunidades que promovam o acesso igualitário à educação, cultura e enriquecimento pessoal, construindo um mundo mais inclusivo para todos.

Descrição da imagem: Na foto, profissionais sentados na cadeira estilo "banco de praça" na entrada do museu, enquanto os usuários estão na subida, um do lado do outro, estilo "ombro a ombro", uniformizados. Todos estão olhando para frente e a maioria está sorrindo para a câmera, outros estão dispersos. 

Siga-nos no instagram: https://www.instagram.com/apaemacae/

Siga também a Tia Ro, Contadora de Histórias: https://www.instagram.com/vaidehistorias/