O que é Deficiência Intelectual ?



Entenda

É chamado de deficiência intelectual (ou retardo mental) o transtorno caracterizado pela capacidade intelectual abaixo da média. Geralmente se manifesta desde o nascimento, mas pode ser identificado até os 18 anos.
Essa capacidade inferior interfere também nas habilidades adaptativas e de relacionamento, já que impede o pleno desenvolvimento da criança/adolescente.



Causas

A deficiêncial intelectual pode ser congênita ou adquirida. Sua causa é desconhecida na maior parte dos casos, mas em algumas situações, é possível traçar um paralelo entre a condição e a gravidez ou, às vezes, até mesmo o parto. Quando a situação é genética, está associado normalmente à síndrome de Down, a fenilcetonúria ou outras anomalias cromossômicas.
Algumas circunstâncias durante a gestação aumentam o risco de a criança desenvolver esse problema. Por exemplo, o consumo de drogas (lícitas ou não), consumo exagerado de álcool, má nutrição e a radioterapia. Doenças como rubéola, sífilis, AIDS, toxoplasmose e outras também podem contribuir para o quadro.
Durante o parto, complicações como traumatismo, baixa concentração de oxigênio ou peso inferior ao saudável, já foram indicativos da condição. Diversos tipos de acidentes ou outras enfermidades também podem ser classificados como causa, já que o sistema nervoso e a integridade do cérebro do feto podem ser afetados de diversas maneiras.
Alguns estudos já demonstraram que condições externas aumentam a possibilidade do retardo adquirido. Entre elas, está a subnutrição e o pouquíssimo contato com experiências culturais, em ambientes extremamente primitivos, por exemplo.



Sintomas

Os sintomas do atraso mental variam, dependendo da profundidade do problema. O mais comum é que o paciente apresente dificuldade em se concentrar, raciocinar e compreender coisas simples. Suas habilidades sociais e cotidianas também são afetadas. Entretanto, exceto nos casos graves, só é possível confirmar a condição com testes cognitivos, aplicados por profissional capacitado.
Testes de QI são os mais populares; o nível do retardo é detectado de acordo com os resultados, que variam de leve (quando o QI está entre 50 e 69) e profundo (quando o QI é inferior a 20). O desempenho intelectual é avaliado de acordo com a idade do paciente. Outros testes providenciados por profissionais avaliam também outras habilidades, para determinar até que nível ele pode levar uma vida normal, e o quanto ele precisa de ajuda.



Tratamento

O paciente diagnosticado com deficiência intelectual se beneficiará do acompanhamento psiquiátrico e apoio em diversos setores da vida, de acordo com suas dificuldades. Quando leve ou moderado, ele pode precisar de ajuda apenas em situações específicas, como durante aprendizados. Por outro lado, se o atraso mental for severo, o paciente pode necessitar de apoio constante, inclusive para realizar as atividades mais simples do cotidiano.
Pacientes com deficiência intelectual costumavam apresentar uma expectativa de vida menor em relação às pessoas mentalmente saudáveis, seja por questões biológicas ou pela própria incapacidade de se defender em situações de perigo. Felizmente, este cenário tem se alterado nos últimos anos, possivelmente pelo reconhecimento e investimento médico, pedagógico e familiar nesta população e criação de políticas inclusivas.